Onde estamos sendo visto!

Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Projeto Leitura - 2009


Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso
Implementadora de Informática:
Maria Madalena Mattos de Chiarelli
chiarelli@portalvr.com


Projeto: Ler para quê? Para quê Lê?


Introdução
Cada vez mais os alunos da 5ª série – 6º ano de escolaridade chegam no ensino fundamental final com má vontade para ler. Foi solicitado que no Laboratório de Informática realizasse atividades onde pudessem despertar o interesse desses alunos pela leitura.
Através de projetos já realizados em anos anteriores o qual foi adaptado a realidade atual dos alunos será dado continuidade para que haja um melhor rendimento escolar.
Como as aulas de Informática tem uma motivação já por si, fica mais fácil desenvolver no aluno o interesse pela leitura.
Os alunos irão fazer uso de tutoriais que foram confeccionados em dezembro pelas Implementadoras de Informática da SME. Estes tutorias tem como finalidade não só de ensinar os programas a serem utilizados como também de desenvolver a percepção e a interpretação.

Tarefas:

Para sermos considerados alfabetizados temos que saber “ Ler Entender e Fazer” e só através da leitura que podemos adquirir esta habilidade.
Dividiremos a turma em grupos:

Grupo1: História em Quadrinho
Grupo2 : Mural
Grupo 3: Gráfico
Grupo 4 : Música/ Dança

Processo:

Grupo1 : História em Quadrinho
Através do programa HagáQuê o aluno irá reproduzir a história do livro que leu em forma de quadrinhos.

Grupo 2: Mural

Ao ler o aluno deverá escolher uma passagem no livro que mais chamou a atenção e reproduzir em forma de desenho, procurar destacar a sena abaixo do desenho em forma de escrita.
Grupo3: Gráfico

Os alunos deverão fazer um levantamento com os colegas da sala quais foram os livros mais lidos e qual que mais gostaram.
Criar no programa BrOffice.Org.Calc o gráfico e expor no mural.

Grupo 4: Música /Dança

Os alunos formarão grupos de dança com letra de músicas que tenha sido por eles criadas.

Conclusão:

O projeto envolverá leitura, discussão dos livros , criação de textos em forma de histórias em quadrinho e adaptação de músicas com apresentação de dança.
A idéia é despertar o interesse pela leitura, criando uma parceria com os alunos que eles possam entender que é através da leitura o caminho para a melhora na educação.
É criar hábitos pela leitura e que ler é acima de tudo prazer e ela amplia a concepção de mundo.
Poderá o aluno solicitar aos pais ajuda para a criação do mural através de desenhos. Será um modo da família está presente no desenvolvimento escolar de seu filho.


Créditos

Biblioteca
Computador
Livros
Revistas
Internet
Aparelho de Som


Professores envolvidos no Projeto:

Professor de língua Portuguesa
Bibliotecária
Professora de arte
Implementadora de Informática

Um comentário:

chiarelli disse...

O projeto está muito bem elaborado. Todos os alunos terão a oportunidade de ler vários livros, conhecer diferentes gêneros textuais, realizarem atividades no laboratório de informática, fazerem uso da biblioteca. O projeto promove a transdisciplinaridade. Os alunos estão muito empolgados e animados, pois produziraõ cartazes e HQ´s, farão uma dramatização e muito mais.
Como professora da escola fico muito feliz ao ver um trabalho que envolve tantos alunos e profissionais dar resultados e principalmente motivar a leitura.

Magda Alzira O. Tavares - professora de Língua Portuguesa (Leitura)