Onde estamos sendo visto!

Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de junho de 2009

Projeto Jornal X Jornaleco - 2009

Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso
Implementadora de Informática: Maria Madalena Mattos de Chiarelli

Projeto:
Jornal X Jornaleco

Introdução:
Partindo do pressuposto que o aluno já não é apenas um mero estudante que frequenta cursos durante alguns anos de sua vida, recebendo de uma forma mais ou menos passiva o saber transmitido pelo professor, mas é fundamentalmente um “auto educando” num amplo quadro de educação permanente podendo acender o saber por si próprio num sentido aprendizagem autônoma ( aprender a aprender).
A escola tem o papel de instigar o desenvolvimento de projetos que possibilitem ainda mais a aprendizagem de modo atraente e prazerosa para o aluno.
Pen
sando nestas possibilidades que será desenvolvido no Laboratório de Informática confecção de jornal educativo.

Objetivo:
O projeto visará formar alunos com condição de editar textos desenvolvendo habilidades para pensamentos: |conceptual, dedutivo e sequencial.
Desenvolver a língua escrita, trabalhando com gêneros de textuais diversificados buscando interagir com seus colegas e toda comunidade escolar.

Atividades:
I – Ler os tutoriais sobre jornais.
II – Pesquisar e confeccionar o jornal no BrOffice.org.Writer.
III – Montagem do Mural

Processo:
I – ler o tutorial:

Os alunos terão que ler os tutoriais que foram produzidos pelas professoras de informática durante a capacitação de dezembro pela SME, (www.iaesmevr.org.tutorias ) e estes serão colados na “pasta aula professor” e posteriormente, escolher um modelo e seguir passo a passo.

II – Pesquisa e Confecção:
Os alunos através da Internet terão que pesquisar notícias interessantes e reproduzir seu próprio texto. De modo que utilize os gêneros textuais como: resenha, charge, entrevistas. O formato terá que ser o mais parecido possível com jornal impresso.

IV – Montagem do Mural;

Os alunos irão fazer o jornal,posteriormente será impresso e confeccionado o Mural dos trabalhos obtidos nas dependências da escola.

Tipos de gêneros de textos que terá no jornal :

Notícia
Relato de fatos ou acontecimentos atuais. Possui pouco ou nenhum comentário pessoal ou opinião. Para atrair a atenção de quem lê, as manchetes são chamativas e curtas. Freqüentemente, no primeiro parágrafo do texto, tem-se a lide: um resumo das informações essenciais do fato noticiado que responde às perguntas o quê, quem, como, onde, quando, por quê.
Reportagem
Relato de fatos de interesse do público, com acréscimo de entrevistas e comentários, proporcionando uma visão mais ampla do assunto. Pode apresentar interpretações e opiniões do autor, muitas vezes baseadas em estatísticas, depoimentos e comparações.
Entrevista
Tem como objetivo registrar o depoimento de um indivíduo ou de um grupo de pessoas sobre um determinado acontecimento. Pode acompanhar uma reportagem, visando dar-lhe veracidade, ou ocorrer de forma isolada. Para tanto, é organizada na forma de perguntas e respostas.
Editorial
Texto de opinião, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura. Nele os editores do veículo (jornal, revista) expressam sua opinião acerca de diversos assuntos, sobretudo os mais polêmicos e atuais da edição que acompanha. Possui estrutura semelhante à de um texto dissertativo e é de intenção persuasiva.
Artigo de opinião
Assim como o editorial, também é um texto de opinião. No entanto, não representa o posicionamento do veículo frente ao tema tratado, mas apenas a do autor que o assina.
Crônica jornalística
Aborda assuntos e acontecimentos do dia-a-dia, apreendidos pela sensibilidade do cronista e desenvolvidos de forma pessoal. Contém traços de ironia e humor, pois seu objetivo principal é fazer uma crítica social ou política. Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro e Clovis Rossi são bons exemplos de cronistas.
Resenha crítica
Trata-se da apresentação de uma obra (livro, filme, espetáculo, peça teatral, CD etc). Além da sua descrição, a resenha crítica traz uma análise de seus pontos favoráveis e/ou desfavoráveis, segundo a opinião do resenhista.
Carta do leitor
Texto em que o leitor de um determinado jornal ou revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto ou sobre artigos, reportagens publicados pelo veículo em edições anteriores.
Divulgação científica
Textos de caráter informativo, de linguagem acessível e que têm como principal finalidade divulgar para o grande público as descobertas mais recentes no campo das ciências. Por exemplo, um tema que se encontra em vários jornais e revistas, atualmente, é a utilização de células-tronco em portadores de deficiências físicas.
Não esquecer!
• A noção de gênero textual é importante para uma boa interpretação e produção de texto.
• A estrutura de todo texto é determinada, em grande parte, pela situação de comunicação.
• Para se interpretar bem textos da mídia, é preciso conhecer previamente os gêneros com que se trabalha.


Conclusão:
Confecção de jornal através dos recursos nas aulas no laboratório de Informática utilizando várias linguagens tais como:
visual, sonora, scriptovisual e audiovisual . Desenvolvendo assim a capacidade de se expressar não só da palavra ou da escrita mas também da imagem e do som.


Dessa forma, para se interpretar bem um texto, é preciso conhecer previamente seu gênero. Por isso, é papel importante da escola colocar os alunos em contato com o maior número de gêneros possível. Quanto mais se lê, e de preferência produções de diferentes gêneros, mais fácil será entender e interpretar um novo escrito: enriquece-se o vocabulário e aumenta-se o conhecimento. A intertextualidade (texto que remete e/ou dialoga com outros textos) será facilmente identificada tornando mais rica a leitura.

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem par
a ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

(Fernando Pessoa)

Créditos:
Sites:
www.iaesmevr.org ( forum tutorial jornal)
www.g1.globo.br
www.portalvr.com


Nenhum comentário: