Foi classificada no 20º lugar em 2008 na prova Brasil. A escola ganhou o Prêmio SESI-RJ em parceria com o PNUD e o Canal Futura.Educação de melhor resultado no ano de 2009 apontados pelos indicadores do IFDM - Educação e IDEB. Escola foi classificada I Mostra Nacional do Prog. Saúde na Escola e na IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas em Brasília 11/05/2010. Em 2016 apresentou trabalho no Simpósio Internacional de Psicologia na UERJ.3º_Lugar no IDEB_2015,na rede Municipal anos_finais.
Onde estamos sendo visto!
Total de visualizações de página
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Projeto Leitura - 2009
Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso
Implementadora de Informática:
Maria Madalena Mattos de Chiarelli
chiarelli@portalvr.com
Projeto: Ler para quê? Para quê Lê?
Introdução
Cada vez mais os alunos da 5ª série – 6º ano de escolaridade chegam no ensino fundamental final com má vontade para ler. Foi solicitado que no Laboratório de Informática realizasse atividades onde pudessem despertar o interesse desses alunos pela leitura.
Através de projetos já realizados em anos anteriores o qual foi adaptado a realidade atual dos alunos será dado continuidade para que haja um melhor rendimento escolar.
Como as aulas de Informática tem uma motivação já por si, fica mais fácil desenvolver no aluno o interesse pela leitura.
Os alunos irão fazer uso de tutoriais que foram confeccionados em dezembro pelas Implementadoras de Informática da SME. Estes tutorias tem como finalidade não só de ensinar os programas a serem utilizados como também de desenvolver a percepção e a interpretação.
Tarefas:
Para sermos considerados alfabetizados temos que saber “ Ler Entender e Fazer” e só através da leitura que podemos adquirir esta habilidade.
Dividiremos a turma em grupos:
Grupo1: História em Quadrinho
Grupo2 : Mural
Grupo 3: Gráfico
Grupo 4 : Música/ Dança
Processo:
Grupo1 : História em Quadrinho
Através do programa HagáQuê o aluno irá reproduzir a história do livro que leu em forma de quadrinhos.
Grupo 2: Mural
Ao ler o aluno deverá escolher uma passagem no livro que mais chamou a atenção e reproduzir em forma de desenho, procurar destacar a sena abaixo do desenho em forma de escrita.
Grupo3: Gráfico
Os alunos deverão fazer um levantamento com os colegas da sala quais foram os livros mais lidos e qual que mais gostaram.
Criar no programa BrOffice.Org.Calc o gráfico e expor no mural.
Grupo 4: Música /Dança
Os alunos formarão grupos de dança com letra de músicas que tenha sido por eles criadas.
Conclusão:
O projeto envolverá leitura, discussão dos livros , criação de textos em forma de histórias em quadrinho e adaptação de músicas com apresentação de dança.
A idéia é despertar o interesse pela leitura, criando uma parceria com os alunos que eles possam entender que é através da leitura o caminho para a melhora na educação.
É criar hábitos pela leitura e que ler é acima de tudo prazer e ela amplia a concepção de mundo.
Poderá o aluno solicitar aos pais ajuda para a criação do mural através de desenhos. Será um modo da família está presente no desenvolvimento escolar de seu filho.
Créditos
Biblioteca
Computador
Livros
Revistas
Internet
Aparelho de Som
Professores envolvidos no Projeto:
Professor de língua Portuguesa
Bibliotecária
Professora de arte
Implementadora de Informática
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O projeto está muito bem elaborado. Todos os alunos terão a oportunidade de ler vários livros, conhecer diferentes gêneros textuais, realizarem atividades no laboratório de informática, fazerem uso da biblioteca. O projeto promove a transdisciplinaridade. Os alunos estão muito empolgados e animados, pois produziraõ cartazes e HQ´s, farão uma dramatização e muito mais.
Como professora da escola fico muito feliz ao ver um trabalho que envolve tantos alunos e profissionais dar resultados e principalmente motivar a leitura.
Magda Alzira O. Tavares - professora de Língua Portuguesa (Leitura)
Postar um comentário