Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso
Maria Madalena Mattos de Chiarelli
Implementadora de Informática
Meio Ambiente
Introdução:
A escola tem a finalidade de criar, transformar e multiplicar cidadão consciente do seu papel na casa Terra. Somos moradores e como tal devemos cuidar de nossa moradia. Este projeto visa integrar a educação formal à aprendizagem e ao longo da vida, conhecimentos, valores e habilidades necessárias para a conservação desta
Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.
Desenvolver uma cultura de tolerância, não violência e paz.
Diminuição da produção de lixo praticando os 5 Rs.
Transformação das cidades, comunidades e escolas em espaços ambientais saudáveis.
Respeito, entendimento e reconhecimento a diversidade cultural.
Agora que estamos cientes de como podemos agir conscientemente vamos criar nossa Webquest:
Processo:
A turma será dividida em 5 grupos. Cada grupo irá pesquisar, criar e produzir de acordo com o seu entendimento do tema .
Deverá haver uma interação entre os grupos para a realização dos trabalhos
Grupo I - Seres vivos: os animais e os vegetais ( mural )
Grupo II - Violência X Paz ( teatro )
Grupo III - Lixo X Reciclagem ( exposição)
Grupo IV - Cidade X Comunidade X Escola
( fotos e desenhos)
Grupo V - Respeito ( música)
Tarefas:
Grupo I : Seres vivos ( Mural -Jornal )
O grupo deverá pesquisar em sua comunidade se há animais em cativeiros, como pássaros, galos e outros. Caso seja confirmado a pratica do mesmo, os alunos deverão conscientizar os proprietários dos animais que isso não é legal.
Fazer uma visita ao zoológico da cidade para observar, dentro outra coisa, conhecer os diferentes tipos de animais e a alimentação adequada para os mesmos.
Conhecer melhor o seu bairro observando a existência e preservação de área verde. Caso não haja tenta fornecer alternativas para a criação das mesmas.
O grupo deverá montar um mural na escola com as pesquisas e sugestões através da confecção de jornal.
Grupo II: Violência e Paz ( Teatro )
Os alunos deverão formar um grupo de teatro onde o tema seja a valorização do ser humano, privilegiando a cultura do “Ser” e não do “Ter”. Este seria um caminho para a concretização da Paz e Respeito encarado como uma forma essencial para a vida.
Grupo III: Lixo X Reciclagem ( Exposição )
A turma através do projeto que já está em desenvolvimento na escola deverá montar uma exposição de trabalhos com objetos reciclados e a criação de um mural de conscientização sobre os 5 Rs.
Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar e Reciclar:
Repensar os modos de produção e as reais necessidades de consumo, recusar os descartáveis, optar por produtos reciclados, praticar a separação do lixo para apoiar a coleta seletiva; desenvolver em casa um lugar para os adubos orgânicos
( cascas de legumes e frutas)
Grupo IV : Cidade X Comunidade X Escola ( fotos e desenhos )
O grupo deverá fazer uma pesquisa dentro da sua comunidade escolar como podemos reativar as áreas verdes existentes. O mesmo deverá ser feito na comunidade em que sua casa está inserida. Procurar os órgão responsáveis pelo urbanismo e obter sementes para o possível plantio.
Grupo V : Respeito ( Música )
Pesquisar músicas, principalmente na MPB, letras que tratem da valorização do ser humano dentro de contexto social, enfatizando as letras que encarem o ser diferente como normal.
O grupo deverá fazer um jogral com uma das músicas encontradas.
Conclusão:
Este projeto visa passar para os estudantes uma noção básica de como podemos ter uma comunidade sustentável. Ele está apoiado na “Agenda 21 na Escola”
Em uma comunidade sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem com os outros, com a natureza e os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa, e age para construir seu presente e seu futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças. Entende-se que cada comunidade deve construir seus próprios passos em direção `sustentabilidade
Matérias que farão parte deste projeto
Língua Portuguesa, Ciências e Geografia.
Língua Portuguesa : Produção de textos e concordância.
Broffice.org.Writer
Ciência: Classificação dos seres vivos e suas espécies.
Broffice.org.Impress
Geografia: Construção de gráficos com dados oferecidos pelas pesquisas dos grupos.
Broffice.org.cal
Nenhum comentário:
Postar um comentário